E

Quais cuidados devem ser tomados antes do exame de sangue?

Nosso corpo possui aproximadamente 5 litros de sangue circulante, o qual está constantemente sendo renovado. Como este fluido está em contato direto com todos os órgãos e tecidos, têm a função de carregar nutrientes e muitas outras substâncias.

Por este motivo, uma parte do sangue pode ser retirada para o diagnóstico de uma série de doenças, a exemplo de anemias, infecções, diabetes, problemas no fígado, doenças autoimunes, e muito mais. Além disso, é possível diagnosticar a gravidez a partir de uma pequena amostra.

O que a maioria das pessoas não sabe, é que alguns cuidados precisam ser tomados antes da realização dos exames laboratoriais. Conheça-os a seguir!

1) Jejum

Alguns exames necessitam de jejum para a sua realização. Por este motivo, recomenda-se que a visita ao laboratório e retirada da amostra sejam feitos no período da manhã, antes do desjejum. Para a maioria dos exames, é permitido tomar água.

Alguns exames exigem apenas 8 horas sem alimentar-se (como a medida de glicemia), enquanto outros precisam de tempos maiores, como as dosagens de colesterol (mínimo de 12 horas de jejum).

2) Retirada de medicações

Todos os medicamentos em uso devem ser informados no momento da realização do exame, pois podem interferir nos resultados.

Alguns medicamentos precisam ser retirados para a realização do exame. Mas, lembre-se de perguntar ao seu médico, e jamais deixe de utilizar seus remédios por conta própria, pois isso poderá acarretar em sérios danos a saúde.

3) Evitar álcool

O álcool interfere em praticamente todos os tecidos e órgãos do corpo, portanto, para a realização da maioria dos exames recomenda-se que ele não tenha sido ingerido nos últimos 3 dias, para evitar que haja alteração dos resultados.

4) Manter a alimentação normal

Para que os resultados sejam reais e condizentes ao que está acontecendo em seu organismo, é preciso que a sua dieta normal seja mantida.

A mudança de hábitos alimentares pode, em curto prazo, alterar alguns resultados, e com isso, mascarar doenças ou mesmo dar falsos resultados.

5) Atente-se para a atividade física

Alguns exames podem ser alterados pela prática recente de atividade física. Por isso, é interessante questionar o seu médico sobre o assunto antes da realização do exame.

O PSA, por exemplo, é um exame realizado por homens para avaliar a saúde da próstata. A prática de exercícios recente pode elevar drasticamente os níveis de PSA falsamente, gerando estresse e preocupação nos pacientes.

Para maiores esclarecimentos, sempre busque o seu médico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This