Conheça as causas e tratamentos para infecção urinária

Você sabe o que é e quais são os tratamentos para infecção urinária? A infecção do trato urinário, abreviada pela sigla ITU, está entre as infecções bacterianas mais comuns em mulheres. A maioria dos casos de infecção urinária é limitada ao trato urinário inferior e podem ser sintomáticas (cistites) ou assintomáticas.

A cistite é a infecção sintomática mais comum do trato urinário e é caracterizada por disúria (dor ao urinar), urgência miccional e aumento da frequência de idas ao banheiro (polaciúria). 

Continue acompanhando este post para entender mais sobre as principais causas e formas de tratamento da infecção do trato urinário. Boa leitura!

Quais são as causas de cistite?

Essas infecções são causadas por várias espécies bacterianas que, em sua maioria, fazem parte da flora da região genital e anal normal. Grupos específicos de Escherichia coli patogênicas são os organismos mais comumente identificados no exame de urina, conhecido como urocultura.

Outros microrganismos envolvidos na patogênese das infecções urinárias são enterobactérias, Enterococus, Proteus mirabilis e espécies de Klebsiella, sendo que esses últimos estão mais associados a anormalidades estruturais da anatomia ou à presença de cálculos renais.

A infecção surge quando os fatores bacterianos predominam em relação aos mecanismos de defesa do organismo, que impedem que as bactérias colonizem e se multipliquem.

As mulheres são anatomicamente predispostas à colonização bacteriana, já que a uretra feminina, mais curta que a do homem, é geralmente colonizada por patógenos da flora vaginal. Além disso, a atividade sexual aumenta o risco de infecção devido ao trauma, que forma pequenas lesões na vagina. 

Quais os tratamentos para infecção urinária?

Os tratamentos com antibióticos em dose única ou de curta duração (três dias) são eficazes na maioria dos casos de cistite não complicada, exceção feita a gestantes, que não devem utilizar os tratamentos em dose única.

Antibioticoterapia em cistite não complicada pode ser feita com medicamentos orais, como: 

  • ampicilina;
  • amoxicilina;
  • nitrofurantoína;
  • trimetropin-sulfametozaxol;
  • ciprofloxacino, entre outros.

Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

No entanto, também há alguns remédios caseiros que podem ser associados ao esquema para complementar o tratamento médico.

Quais são os remédios naturais para infecção urinária?

Um excelente medicamento natural para a infecção urinária é o comprimido de uva-ursina, um fitoterápico que pode ser encontrado na farmácia ou em lojas de produtos naturais.

Outra medida caseira é fazer uso do suco de arando, que pode ser ingerido até várias vezes por dia. Essa planta possui propriedades diuréticas que tornam a aderência dos microrganismos no sistema urinário mais difícil, evitando a progressão da infecção. O arando também pode ser consumido em cápsulas manipuladas (cápsulas de cranberry).

Além disso, existem outros tipos de frutas diuréticas, como melancia, graviola, laranja e cenoura, que também são formas naturais entre os tratamentos para infecção urinária. Porém, vale lembrar que é fundamental consultar um médico antes de se submeter a qualquer tratamento, pois só o profissional saberá o que é melhor para o seu caso. 

Gostou deste post? Quer saber mais sobre o assunto? Então siga nossas redes sociais e fique por dentro! Estamos no Facebook e no Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This